Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Contador acessos

Sobre São Paulo

São Paulo, capital do estado de São Paulo, é a maior cidade e o principal centro comercial da América Latina, sendo considerada uma das mais populosas do mundo.

A metrópole foi fundada, em 25 de janeiro de 1554, por padres jesuítas. Ao longo dos anos, São Paulo foi se tornando referência política, econômica e cultural.

Ponte Estaiada (Crédito: 186232464-thiagogleite-iStock-Thinkstock)Desde o período colonial, São Paulo já era polo econômico. Naquela época, por conta da cana-de-açúcar e da construção de estradas, que permitiam acesso a lugares longínquos. No período imperial, surgiram as indústrias, que fizeram a cidade alavancar. Já na República Velha, São Paulo foi grande produtora de café. Por conta desses fatores, a cidade recebeu e ainda recebe muitos imigrantes e migrantes, que buscam na metrópole uma oportunidade melhor de trabalho.

O Produto Interno Bruto (PIB) do município é o maior do Brasil e o 10º maior do mundo, perdendo apenas para cidades como Tóquio, Nova York, Londres e Paris. Um dos motivos do fortalecimento da economia na cidade é ela ser sede de mais da metade das multinacionais instaladas no Brasil. São Paulo também conta com uma das maiores bolsas de valores do mundo em valor de mercado e líder na América Latina, a BM&FBovespa.

Além dos dados econômicos, São Paulo também se destaca por ser uma das 44 cidades brasileiras com IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) acima de 0,8 (muito alto desenvolvimento humano).

Turismo em São Paulo

Ações do documento