Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Grupos de Trabalho ENAT
Contador acessos

Trabalho em Grupo Interinstitucional (TGI)

A Resolução ENAT nº 1/2015, de 23 de outubro de 2015, determina em seu art. 3º que as atividades do ENAT serão desenvolvidas de forma contínua pelos órgãos de administração tributária dos entes federativos, em grupos interinstitucionais constituídos e mantidos para realizar estudos e trabalhos conjuntos referentes aos seus processos de trabalho, sendo que o Trabalho em Grupos Interinstitucionais (TGI) será realizado, preferencialmente, a distância, com o apoio de ambiente informático (Sítio ENAT) desenvolvido especificamente para dar suporte a ações de cooperação no âmbito das administrações tributárias.

OS GRUPOS DE TRABALHO SOMENTE PODERÃO SER ACESSADOS POR SEUS RESPECTIVOS MEMBROS, MEDIANTE AUTENTICAÇÃO NO SÍTIO ENAT. PARA ACESSÁ-LOS, APÓS LOGADO, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:

Título/Link Descrição
TGI Impostro sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR

Protocolo ENAT nº 01/2020 - Criado com o objetivo de promover estudos para aperfeiçoamento das ações e do sistema de Fiscalização e Cobrança, dos parâmetros e critérios nacionais de revisão das declarações, normativos e convênios, entre outros aspectos que envolvam o ITR. COORDENADOR: Adriano Pereira Subirá (RFB)

TGI Portal Único do Comércio Exterior

Protocolo ENAT nº 01/2015 - Criado com o objetivo de construir uma solução de integração de processos tributários de comércio exterior, por meio de Portal Único, incluindo o fluxo de informações e tratamento dos tributos devidos, que atenda aos interesses das respectivas administrações tributárias. COORDENADOR: Alexandre da Rocha Zambrano (RFB).

TGI Compartilhamento de Informações

Protocolo ENAT nº 03/2015 - Criado para promover estudos e propor o estabelecimento de cronograma prioritário de ações relacionadas ao compartilhamento de informações, de forma estruturada. COORDENADOR: Altemir Linhares de Melo (RFB).

TGI Contencioso Administrativo

Protocolo ENAT 04/2015 - Criado com vistas desenvolver estudo e acompanhamento dos projetos legislativos atualmente em tramitação no Congresso Nacional que objetivam a alteração da legislação processual tributária e a reforma da estrutura dos órgãos do contencioso administrativo fiscal, em especial o Projeto de Lei Complementar do Senado (PLP) no 381, de 2014, e o Projeto de Emenda Constitucional no 112, de 2015. COORDENADOR: Jilvânio Lippert da Silva (RFB).

TGI Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF

Protocolo ENAT nº 05/2015 - Objetiva o fortalecimento do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. COORDENADORA: Fabiana Feijó de Oliveira Baptistucci (Esaf).

TGI Alerta Simples Nacional

Protocolo nº 08/2015 - Objetiva o aperfeiçoamento do Sistema Alerta do Simples Nacional (Alerta SN), por meio de grupo gestor formado por representantes da Secretaria da Receita Federal do Brasil e das Secretarias de Fazenda, Finanças ou tributação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,indicados pela Secretaria-Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional (SE/CGSN). COORDENADOR: Pedro de Souza de Menezes Bastos (RFB).

TGI Simplificação de Obrigações Tributárias - SPED

Protocolo ENAT nº 09/2015 - Criado para promover estudos com o objetivo de propor ações direcionadas à simplificação e redução das obrigações tributárias acessórias, considerando, em especial, as informações disponíveis no SPED. COORDENADOR: Olielson Franca Lobato Júnior (RFB).

TGI ContÁgil Lite

Protocolo ENAT nº 10/2015 - Objetiva a disponibilização do software Contágil Lite, pela RFB, às administrações tributárias estaduais e municipais. COORDENADORES: Paulo Eduardo Silva e Paulo Palmeira Leitão (RFB).

TGI Simplificação das Obrigações Tributárias - NFS-e

Protocolo ENAT nº 11/2015 - Grupo de Trabalho com vistas a desenvolver e implementar uma solução nacional unificada para a NFS-e e seu ambiente nacional, a fim de simplificar os processos de emissão e guarda desses documentos em todo o território nacional, bem como assegurar a integridade da informação neles contidos. COORDENADOR: Gustavo Jube Xavier Nunes (RFB).

TGI Técnicas de Seleção e Fiscalização

Protocolo ENAT nº 12/2015 - Oobjetivando estratégias de atuação conjunta para seleção e fiscalização de sujeitos passivos. COORDENADOR: Ilka Marinho Barros Pugsley (RFB).

TGI Tributação de Operações Virtuais Protocolo ENAT nº 02/2012 - Visa a análise das principais questões relativas à normatização e à execução da tributação das operações negociadas e executadas por meio virtual e das pessoas envolvidas nestas operações. COORDENADOR:

TGI Cadastro Sincronizado/Redesim

Protocolo ENAT nº 02/2011 - Visa a adoção do modelo de integração de cadastros da Redesim, disciplinada pela LC nº 123, de 14/12/2006, e pela Lei Federal nº 11.598, de 3/12/2007. COORDENADOR: Carlos Vinício Lacerda Nacif (RFB).

Ações do documento