Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Metodologia de Trabalho
Contador acessos

Metodologia de Trabalho

As atividades do ENAT, desenvolvidas de forma contínua pelos órgãos da Administração Tributária brasileira, em todas as unidades da Federação, são realizadas em grupos interinstitucionais, constituídos e mantidos para estudar e definir ações referentes aos processos de trabalho da Administração Tributária, como um todo.

  • Trabalho em Grupos Interinstitucionais (TGI)

Desenvolvido por representantes de órgãos das três esferas especificamente para dar suporte a ações de cooperação no âmbito da Administração Tributária, via de regra, a distância, com apoio do ambiente virtual.

Realizado em três modalidades:

- Avaliação prévia de temas de interesse e elaboração de propostas de trabalho;
- Execução pós ENAT - trabalhos aprovados mediante protocolos ou resoluções;
- Sistemas compartilhados em operação - definições continuadas e aprimoramento.

- Cartilha MGPI (Metodologia de Gerenciamento de Projetos Interinstitucionais)

Instrumento que compila os rudimentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Receita Federal do Brasil (MGP/RFB) adequados, especificamente, aos projetos interistitucionais idealizados no âmbito do Encontro de Administradores Tributários (ENAT).

Painel MGPI

O painel da MGPI corresponde à Proposição de projeto e também ao Plano de projeto TGI. Nele devem estar claros o escopo, o custo (se houver) e o tempo do projeto, além dos ganhos esperados e dos alinhamentos necessários com a estratégia das organizações envolvidas e da Administração Tributária, como um todo.


  • Artefatos

- Registro de Reunião TGI

Memória técnica de acompanhamento de decisões e/ou ações de assuntos discutidos nas reuniões do TGI.

- Proposta de Encerramento de TGI e Proposta de Encerramento de Protocolo

Instrumento para proposição de encerramento formal de TGI ou de Protocolo: consolida os resultados e os produtos elaborados.

- Registro de Lições Aprendidas TGI

Relatório de parte das discussões e/ou reflexões a respeito das lições aprendidas durante o desenvolvimento do TGI, visando o aperfeiçoamento contínuo do aprendizado face aos erros e acertos observados em todo o ciclo de vida do projeto.

Resolução TGI

Ferramenta de preparação do Encontro Nacional de Administradores Tributários (ENAT). Faz a indicação do conteúdo e dos recursos necessários para a apresentação dos TGI nos eventos ENAT.

- Modelo de Apresentação

Formato padronizado de arte e de conteúdo para apresentação dos TGI nos eventos ENAT.

Ações do documento