Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Áreas de interesse Eventos ENAT Apresentação IX ENAT IX ENAT - Fortaleza/Ce
Contador acessos

IX ENAT - Fortaleza/Ce

IX Enat - BannerFortaleza foi a sede do IX Enat, realizado entre 7 e 9 de outubro de 2013. Durante três dias 260 representantes dos fiscos municipais, estaduais, distrital e da Receita Federal se reuniram para trocar experiências e debater a integração e a cooperação entre administrações tributárias.

Sob o tema “Integração e cooperação: a fortaleza dos fiscos”, o Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat), em sua nona edição, reuniu, no hotel Gran Marquise, os fiscos das três esferas de governo. Simples Nacional, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e Cadastro Sincronizado são alguns dos avanços oriundos da integração impulsionada a partir do primeiro ENAT, ocorrido em Salvador/BA, em 2004.

Em 2013 a Receita Federal se fez presente em dez dos doze painéis, com apresentações e debates dos seguintes temas: Sistema alerta e sistema único de fiscalização do Simples Nacional, portal único do Comércio Exterior, gestão integrada do ITR, gestão de TI da RFB, capacitação com foco em competências, gestão virtual do contencioso, ética no serviço público, compartilhamento de informações econômico-fiscais, entre outros.

O evento foi transmitido por videconferência em página da Internet. No painel de encerramento, na quarta-feira (9/10), o secretário da RFB, Carlos Alberto Barreto, discutiu a importância do relacionamento institucional entre os fiscos com Jurandir Gurgel Gondim, secretário de Finanças de Fortaleza/CE, João Marcos Maia, secretário da Fazenda do Ceará, Cláudio Trinchão, secretário da Fazenda do Maranhão e coordenador-geral do Confaz, e Roberto Bertoncini, secretário de Finanças de Porto Alegre/RS e presidente da Associação Brasileira de Secretaria de Finanças das capitais (Abrasf).

Pelo segundo ano consecutivo, a Feira de Oportunidades serviu como programação paralela ao Enat. Em 12 estandes boas práticas das administrações tributárias foram demonstradas aos participantes durante todo o evento. Entre as iniciativas da Receita Federal destacam-se os estandes dedicados à gestão virtual do contencioso (Sutri), à agência modelo (Sucor) e ao auto-atendimento orientado (Divic/SRRF/03), e à reciclagem de resíduos de mercadorias apreendidas (DRF/FOZ).

Ainda na II Feira de Oportunidades o Ministério da Fazenda apresentou ferramentas de apoio à gestão municipalista (PNAF-m) e o estande comemorativo dos 40 anos da ESAF.

Fonte: Receita Federal (27/9/2013)

Programação do Evento

 

Mais notícias

IX Enat - Abertura do IX Encontro Nacional de Administradores Tributários

IX Enat - Simples Nacional é o principal exemplo de integração federativa

IX Enat - Fiscalização Integrada é a novidade do sistema eletrônico de fiscalização do Simples Nacional - Sefisc

IX Enat - Sistema Alerta do Simples Nacional notifica 28 mil contribuintes

IX Enat - Gserv, modelo de gestão de serviços de TI da Receita Federal, otimiza o gerenciamento dos sistemas informatizados

IX Enat - Práticas de governança da Receita Federal em Fortaleza são apresentadas


Fotos do evento (visualização disponível somente aos usuários cadastrados no Sítio)

Apresentações (visualização disponível somente aos usuários cadastrados no Sítio)

Relatório do evento

 


Ações do documento