Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Áreas de interesse Eventos ENAT Apresentação VIII ENAT VIII Enat - Subsecretário de Tributação e Contencioso abre o VIII Enat
Contador acessos

VIII Enat - Subsecretário de Tributação e Contencioso abre o VIII Enat

VIII Enat - Banner“Não tenho dúvida que teremos aqui um grande encontro de reflexões e debates”. A afirmação foi feita pelo titular da Sutri, Sandro de Vargas Serpa, ao abrir o VIII Encontro Nacional de Administradores Tributários, nesta segunda-feira, 12/11, em Porto Alegre/RS.

Serpa representou o secretário Carlos Alberto Barreto na  abertura do Encontro, que reúne até quarta-feira, na capital gaúcha, os administradores tributários da União, estados e municípios, com o objetivo de discutir temas de interesse comum e buscar soluções conjuntas para os problemas dos fiscos.

Em seu discurso, na tarde de ontem, ele defendeu que as soluções das três esferas de governo “devem visar a padronização e a uniformização de procedimentos, a melhoria na qualidade das informações, a racionalização de custos e da carga de trabalho operacional no atendimento, maior eficácia da fiscalização, a possibilidade de realização de ações fiscais coordenadas e integradas e a melhoria no intercâmbio de informações fiscais entre as diversas esferas governamentais.

Ele citou entre as novidades do VIII Enat a realização da Feira de Oportunidades, painel à disposição das administrações tributárias e “e dos parceiros institucionais, instigando-os a apresentar soluções criativas para a gestão da coisa pública”. Na Feira, as administrações tributárias expõem suas soluções criativas e inovadoras, como o e-Processo, por exemplo.

A outra novidade citada pelo subsecretário foi a realização das Mesas Técnicas, que na prática transformam o Enat em um processo permanente de negociação e integração. No encontro as Mesas farão apresentações sobre o andamento das proposições dos grupos de trabalho “concernentes à cooperação, integração, ação conjunta e celebração de protocolos e convênios de interesse comum”, concluiu Serpa.

Esaf - Também presente ao  ato de abertura do VIII Enat, o diretor-geral da Esaf, Alexandre Motta, destacou a passagem, no último dia 9, do aniversário de criação da entidade, “39 anos de existência e de um orgulho histórico de participar da formação dos melhores administradores do país”.

Participantes - Participaram ainda da Mesa de abertura do Encontro, entre outros, o superintendente da 10ª RF, Paulo Renato Silva da Paz, o secretário-adjunto da Fazenda do Rio Grande do Sul, André Luiz Barreto de Paiva, o subsecretário de Fazenda do RS, Ricardo Neves Pereira, e o secretário-adjunto municipal de Fazenda  de Porto Alegre, Loreno Soligo.

Fonte: Receita Federal (13/11/2012)

Ações do documento