Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Áreas de interesse Eventos ENAT Apresentação X ENAT Conheça os palestrantes do X Enat
Contador acessos

Conheça os palestrantes do X Enat

Os painéis do X Encontro Nacional de Administradores Tributários contarão com palestrantes de todo Brasil, integrantes dos fiscos municipais, estaduais e federal. Por meio do minicurrículo dos palestrantes é possível compreender um pouco da temática abordada em cada painel. Confira abaixo.

Painel 1 – Simplificação de obrigações tributárias
Data/horário: 20/10, às 14h30
Palestrantes: Clovis Belbute Peres (chefe da Divisão de Escrituração Digital da Receita Federal), Marcelo Alves Fernandez (Sefaz/SP) e Edgar do Carmo (Sefin/Belo Horizonte).

- Clovis Belbute Peres
Bacharel em Física, Contábeis, Administração e Direito. Mestre e doutor em Física. Auditor-fiscal da Receita Federal, chefe da Divisão de Escrituração Digital e supervisor do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

- Marcelo Alves Fernandez
Graduado em Engenharia Mecatrônica e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo, especialista em Direito Tributário pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando pela Universidade de São Paulo. Agente fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Atuou como Líder estadual dos projetos NF-e, CT-e e EFD, supervisionou a equipe de documentos digitais entre 2010 e abril de 2015. Atualmente ocupa a função de diretor adjunto da Diretoria Executiva da Administração Tributária na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

- Edgar do Carmo
Bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto Cultural Newton Paiva. Auditor técnico de tributos municipais, gerente de 2º nível - sistemas e controles eletrônicos da Gerência de Tributos Mobiliários da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenador do GT 01 da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, membro do GT 10 – Obrigações Acessórias, da Secretaria Executiva e do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

Palestra Cooperação federativa e modernização da gestão fiscal
Data/horário: 20/10, às 16h45
Palestrantes: José Tostes Neto (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Cristina Mac Dowell (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Luiz Palmeira (Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda).

- José Barroso Tostes Neto
Formação em Administração e Engenharia, mestre em Fazenda Pública e Administração Tributária. Auditor-fiscal da Receita Federal, exerceu os cargos de delegado, superintendente regional, diretor regional da Esaf e coordenador de Administração Aduaneira. Também foi secretário da fazenda do Pará, presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Pará, coordenador dos Secretários de Fazenda no Confaz/MF. Atualmente é consultor do Fundo Monetário Internacional e Especialista Líder em Gestão Fiscal e Municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

- Luiz Alberto Palmeira
Bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Gestão Estratégica pela Universidade de Brasília. Exerce a função de coordenador-geral de Programas e Projetos de Cooperação da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, com o encargo da coordenação-geral do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (Pnafm) e do Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda (Pmimf), bem como supervisor do Programa de Modernização da Gestão Fiscal dos Estados Brasileiros (Profisco).

- Maria Cristina Mac Dowell
Doutora em Economia pela Universidade de Brasília e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista Líder Fiscal e em Desenvolvimento Municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Pesquisadora licenciada do Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA, onde exerceu o cargo de coordenadora-geral de Estudos Regionais. Foi diretora-geral interina, diretora-geral adjunta e diretora de educação da Escola de Administração Fazendária (Esaf) do Ministério da Fazenda. Consultora do Banco Mundial, OIT e UNCDF/PNUD. Autora de diversos artigos técnicos nas áreas de federalismo fiscal, economia do setor público, economia regional urbana. Participação como palestrante em cursos, congressos e conferências nacionais e internacionais. Coordenadora técnica e palestrante de cursos de Gestão Urbana e Municipal e Relações Fiscais Intergovernamentais no Brasil realizado pela Esaf em parceria com o Instituto do Banco Mundial.

Painel 2 - A – Contencioso Administrativo
Data/horário: 21/10, 8h30
Palestrantes: Raimundo Neto de Carvalho (presidente do Conselho de Contribuintes do Piauí), Wesley Rocha (Confederação Nacional dos Municípios) e Ricardo Antônio Carvalho Barbosa (delegado da DRJ/Fortaleza/Receita Federal).

- Raimundo Neto de Carvalho
Mestre, bacharel em Direito e Ciências Contábeis, auditor-fiscal da Fazenda Estadual do Piauí, presidente do Conselho de Contribuintes do Piauí, professor da Universidade Federal do Piauí e membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Foi secretário de estado da Fazenda do Piauí e superintendente de Gestão da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (substituto do secretário).

- Wesley Rocha
Advogado tributarista, especialista em planejamento tributário, e advogado da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Graduado pela Universidade de Caxias do Sul-RS, e pós-graduado pela Universidade de Brasília –UNB em planejamento tributário. Autor dos artigos “Os incentivos fiscais estaduais e a cota parte dos Municípios no ICMS”, publicado pela Confederação Nacional de Municípios, em 2013; “A tributação do Imposto Sobre Serviço – ISS nas operações de leasing, nas operações de cartão de crédito/débito e na construção civil”, em 2013, para a Revista Técnica da CNM e “A execução fiscal e as alternativas para a cobrança dos créditos municipais”, Revista Jurídica da CNM, 2012, além de outras publicações. Ministra cursos e palestras sobre os temas “execução fiscal” e “dívida ativa”, sendo integrante da Comissão de Direito Empresarial e da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB do Distrito Federal.

- Ricardo Antônio Carvalho Barbosa
É auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, pós-graduado em Direito Processual Tributário pela Universidade de Brasília, e em Direito Tributário, pelo ICET. Atualmente ocupa o cargo de Delegado da Receita Federal do Brasil de Julgamento em Fortaleza e é professor de cursos de pós-graduação em Auditoria Fiscal na Universidade Federal do Ceará e de Legislação Tributária e Processo Administrativo Fiscal na Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Painel 2 - B – Integração de Cadastros
Data/horário: 21/10, 8h30
Palestrantes: Pablo Costa Beber (Sefaz/SC), Flávio Luiz Andrade (gerente de Cadastro Tributário da Sefin/Belo Horizonte) e Carlos Vinicio Lacerda Nacif (gerente do Projeto de Integração Nacional – Redesim/Receita Federal).

- Pablo Costa Beber
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Web e Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi analista do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria e da Receita Federal, na área de Tecnologia da Informação. Atualmente é auditor-fiscal da Receita Estadual de Santa Catariana e trabalha na área de Cadastro Tributário.


- Flávio Luiz Andrade
Formado em Administração pela UFMG com especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, Geoprocessamento pela UFMG e Gerenciamento de Projetos pela PUC-Minas. Servidor concursado da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, atualmente é gerente de cadastros tributários da Secretaria Municipal de Finanças. Atua no GT-Sistemas do Comitê Gestor da RedeSim representando a Frente Nacional dos Prefeitos – FNP.

- Carlos Vinicio Lacerda Nacif
Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1.993, exerce atualmente a gerência do Projeto de Integração Nacional – RedeSim. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Educação Fiscal para a Cidadania pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf). É coordenador do GT-Sistemas do Comitê Gestor da RedeSim pela Receita Federal do Brasil.

Painel 3 - A – Compliance
Data/horário: 21/10,10h45
Palestrantes: Guilherme Jose Dias (Receita Federal), Walter Bentivegna (Sefaz/SP) e Celso Ogata (Sefin/São Paulo).

- Guilherme José Dias
Engenheiro de Controle e Automação, especialista em Administração Pública. Auditor-fiscal da Receita Federal, chefe da Divisão de Acompanhamento dos Maiores Contribuintes (Dimac) e Coordenador-Substituto da Coordenação Especial de Maiores Contribuintes (Comac).

- Walter Bentivegna
Formado em Engenharia e Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Fez MBA pela Wharton Business School da Universidade da Pensilvânia/EUA. Agente fiscal de rendas na SEFAZ-SP desde 2010, onde exerce a função de supervisor fiscal na Supervisão de Análise e Auditoria Digital da Diretoria Executiva de Administração Tributária. Experiência prévia no setor privado como superintendente no Banco Itaú, gerente sênior de projetos na McKinsey e diretor de negócios em Fundo de Capital de Risco.

- Celso Ogata
Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Gestão Tributária pela Fundação Dom Cabral. Técnico de Finanças e Controle de 1996 a 1999, trabalhando neste período na Contadoria da PGFN/São Paulo. É auditor-fiscal tributário municipal da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 1999, onde chefiou uma das Subinspetorias de Fiscalização, atualmente trabalhando na SUREM/NGRAC.

Painel 3 - B – Benefícios Fiscais
Data/horário: 21/10, 10h45
Palestrantes: Raimundo Eloi de Carvalho (Receita Federal) e Luiz Marcio De Souza (Sefaz/SP).

- Luiz Marcio De Souza
Agente-fiscal de rendas, com formação em Economia e Direito e especialização em Finanças, exerce a função de diretor na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, respondendo pela área de Estudos Tributários e Econômicos.

- Raimundo Eloi de Carvalho
Formado em Economia com Pós-Graduação em Engenharia Econômica pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Direito Internacional Fiscal e Integração Econômica(FGV/ESAF). Auditor-fiscal da Receita Federal, é coordenador de Previsão e Análise de Receitas Federais. Participou, como Palestrante, da 44ª Assembléia Geral do Ciat, sobre tema: “Instrumentos e Técnicas para Medição e Análise dos Gastos Tributários no Brasil”. Instrutor da Escola de Administração Fazendária (Esaf).


Painel 4 - A – Compartilhamento de informações e governança de integração fiscal
Data/horário: 21/10, 14h30
Palestrantes: Jader Rieffe Julianelli Afonso (Sefaz/MS) e José Eduardo de Paula Saran (Sefaz/SP).

- José Eduardo De Paula Saran
Agente Fiscal de Rendas desde 05 de junho de 1990, tendo exercido as funções de Diretor Adjunto da Diretoria Executiva da Administração Tributária e de Delegado Regional Tributário de Campinas e de Jundiaí. Foi representante da SEFAZ/SP no Conselho de Defesa do Contribuinte (CODECON). Coordena curso de pós-graduação à distância ministrado pelo Instituto de Estudíos Fiscales e a Universidad Nacional de Educación a Distancia da Espanha. Palestrante e instrutor pela Secretaria da Fazenda em eventos nacionais e internacionais. Representou a SEFAZ/SP em Fórum Mundial da OCDE sobre o IVA em 2014. Atualmente é Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas.

- Jader Rieffe Julianelli Afonso
Formado em Administração e Direito, pós-graduado em Administração Tributária e Direito Tributário. Foi fiscal do município de Campo Grande entre 1996 e 2002, servidor da Receita Federal do Brasil entre 2002 – 2006, servidor da Receita Estadual desde 2006, ocupou os cargos de Coordenador de Inteligência Fiscal, Superintendente de Administração Tributária e Secretário de Estado de Fazenda. Atualmente é auditor-fiscal da Secretaria do Estado da Fazenda do Mato Grosso do Sul e ocupa o cargo de Secretário Adjunto de Fazenda.

Painel 4 - B – Educação Fiscal
Data/horário: 21/10, às 14h30
Palestrantes: Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi (Receita Federal), Silvio Mendonça (Diretor do Centro de Educação Fiscal da Fazesp) e Tatiana Yumi Takeuti (Sefin/São Paulo).

- Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi
Formada em Administração de Empresas pela Instituição EAESP/FGV, tem especialização em Educação Fiscal e Cidadania, pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e mestranda em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo. É analista-tributária da Receita Federal e representante regional do Programa Nacional de Educação Fiscal na Receita Federal em São Paulo.

- Silvio Mendonça
Bacharel em Administração de Empresas, Especialista em Gestão e Controladoria Pública e Mestrando em Gestão e Controladoria Pública pela Fundação Getúlio Vargas. É Fiscal de Rendas Estadual em São Paulo desde 2006 e diretor da Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp).

- Tatiana Yumi Takeuti
Auditora-Fiscal Tributária Municipal em São Paulo desde 2014. Trabalha no gabinete da Subsecretaria da Receita Municipal (SUREM) da Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo e é integrante do Projeto de Educação Fiscal do Município.

Painel 5 - A – NAF e Atendimento ao Contribuinte
Data/horário: 21/10, 16h45
Palestrantes: Eduardo Augusto Caimbro (Receita Federal) e Paulo Regis Arcanjo Paulino (Receita Federal).

-Eduardo Augusto Caimbro
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Adiminstração pela HEC (Paris), Bocconi (Milão) e FGV (São Paulo) - tripla titulação. Na Receita Federal foi chefe substituto do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) Poupatempo/Sé e atualmente trabalha na Divisão de Interação com o Cidadão (Divic), com gestão de Projetos. É instrutor da Área de Atendimento do Programa de Formação Profissional da Escola de Administração Fazendária (Esaf).


- Paulo Regis Arcanjo Paulino
É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará e especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Vale do Acaraú - Ceará. Auditor-Fiscal da Receita Federal desde 2007, tendo ingressado na Auditoria Fiscal da Previdência Social em 2001. Exerceu cargos no Banco do Nordeste do Brasil e no Banco Central do Brasil. É instrutor da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e representante regional da Comissão de Ética Pública Seccional da Receita Federal. Exerce a função de Chefe da Divisão de Interação com o Cidadão na Superintendência da 3ª Região Fiscal em Fortaleza.

Painel 5 - B – Portal Único do Comércio Exterior
Data/horário: 21/10, 16h45
Palestrantes: Frederico Fontes (Receita Federal), Thais Salem (Secex) e Edgar Tadashi Kishida (Sefaz/SP).

- Edgar Tadashi Kishida
Formado em Engenharia da Computação e Direito. É agente fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, é supervisor fiscal da Área de Comércio Exterior e Operações Interestaduais (Deat-Comex).

- Frederico Fontes
Formado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia e em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou no serviço público em 1996 como Analista de Informática, no SERPRO. Em 1998, tornou-se Analista do Banco Central, e, desde 1999, é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Atualmente é o Gerente do Programa Portal Único de Comércio Exterior.

Painel 6 – Tributação Digital
Data/horário: 22/10, 8h
Palestrantes: Marcus Vinicius Vidal Pontes (Superintendente-adjunto da 7ª RF/Receita Federal), Daniela Karasek Quaresma de Moura Nunes (Sefaz/SP) e Alexandre Barbosa de Lima (Sefin/São Paulo).

- Daniela Nunes
Formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. De 1996 a 2008 trabalhou no Citibank, Ing Barings e Banco Itaú. Desde 2010 atua como Agente Fiscal de Rendas na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo na Diretoria da Administração Tributária – Fiscalização do Comércio Eletrônico.

- Marcus Vinicius Vidal Pontes
É formado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia -IME e Mestre em Ciências pela UFRJ. Pós-graduado em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra (ESG).Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, foi chefe do Escritório de Pesquisa e Investigação e Chefe da Assessoria Internacional. Atualmente, é superintendente-adjunto da 7ª Região Fiscal da Receita Federal.


Painel 7 – Ambiente BI
Data/Horário: 22/10, 10h15
Palestrantes: Cláudio Vasconcelos Braga (Gerente do Projeto de Mineração de Dados/Receita Federal), Felippe Aquino de Moura (Gestor do ContÁgil/Receita Federal) e Cláudio Roberto Alves Ferreira (Sefaz/SP).

- Cláudio Vasconcelos Braga
Formou-se em Engenharia de Computação no Instituto Militar de Engenharia em 1994. Tomou posse como Auditor-Fiscal da Receita Federal em dezembro de 1997. Desde 2001 trabalha na Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação. Em 2003 concluiu o Curso de Extensão Data Mining - Conceitos, Técnicas, Ferramentas e Aplicações pela PUC-Rio. Em 2010 concluiu o mestrado em administração pela Faculdade de Economia e Finanças - IBMEC e defendeu dissertação sobre Rede Neural e Regressão Linear: Comparativo entre as Técnicas Aplicadas a um Caso Prático na Receita Federal.

- Fellipe Aquino De Moura
Formado em Engenheira Eletrônica e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 2010, trabalhou com Seleção de Contribuintes. Atualmente é chefe da Divisão de Projetos Estratégicos da Fiscalizaçãome responsável pela gestão do ContAgil (sistema de BI desenvolvido internamente).

- Cláudio Roberto Alves Ferreira
Engenheiro eletrônico formado em 1983. É agente fiscal de Rendas na Sefaz/SP desde 2006.

Painel 8 – Técnicas de Seleção, Fiscalização e Avaliação
Data/horário: 22/10, 14h
Palestrantes: Pedro Augusto Frantz (Receita Federal), Vitor Manuel dos Santos Alves Junior (Sefaz/SP) e Alexandre Arthur do Valle Maranhão (Sefin/São Paulo).

- Pedro Augusto Frantz
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Engenharia da Produção. É Auditor-Fiscal da Receita Federal e atua no acompanhamento de inovações nos processos estruturais e tecnológicos da Coordenação na Coordenação Geral de Programação e Estudos, ligada à Subsecretaria de Fiscalização.

- Vitor Manuel Dos Santos Alves Junior
Possui Graduação em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/SP (2002-2006). Agente-Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo desde 2010, exerce atualmente a função de diretor adjunto responsável pelo Planejamento de Fiscalização. Na Sefaz/SP, já exerceu as funções de Assistente e Supervisor Fiscal. Antes do ingresso no Setor Público, trabalhou em instituições financeiras como CredicardCiti, Citibank, Banco GE Capital e Bank Boston, atuando nas áreas de Business Intelligence, Crédito e Risco e Asset Management. Também já realizou trabalhos em Consultoria Internacional.

- Alexandre Arthur Do Valle Maranhão
Graduado em Administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Análise e projeto estruturado de Sistemas Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É Auditor-Fiscal Tributário Municipal da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico- Sefin-SP há mais de 16 anos. Iniciou a carreira na área de fiscalização externa, a qual atuou por 12 anos. Desde 2011, ocupa o cargo de diretor da Divisão de Programação, Controle e Avaliação do Departamento de Fiscalização da Sefin.

Painel 9 – Simples Nacional
Data/horário: 22/10, 16h15
Palestrantes: Silas Santiago (secretário-executivo do CGSN/Receita Federal), Carlos Alberto Rodrigues Junior (Confaz), Yukiharu Hamada (Confaz), Iágaro Jung Martins (Receita Federal) e José Luiz Patta (Abrasf).

- Silas Santiago
Mestre em Administração Tributária e Fazenda Pública pelo Instituto de Estudos Fiscais da Espanha. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e Secretário-Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional. Autor do livro “Simples Nacional: o exemplo do federalismo fiscal brasileiro'', pela Editora Saraiva.

- Carlos Alberto Rodrigues Junior
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia. Fiscal de Receitas Estaduais do Estado do Pará, coordenador de Micro e Pequenas Empresas da Sefa-PA, membro suplente da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional, representante do Estado do Pará no GT-38 – Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe/Confaz).

- Yukiharu Hamada
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Auditor-Fiscal e gerente do Simples Nacional da Receita Estadual do Paraná. É coordenador do Grupo de Trabalho (GT 38-Simples Nacional) da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe) e membro da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional – indicado pelo Confaz.

- Iágaro Jung Martins
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Tem título de Especialista em Direito Tributário pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). É Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1997 e Subsecretário de Fiscalização da Receita Federal do Brasil desde maio de 2014. Foi Fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina durante 3 anos e Auditor na iniciativa privada durante 7 anos. É professor de Processo Administrativo-Fiscal da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e de Direito Tributário da Escola Superior da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul (Esmafe/RS).

- José Luiz Patta
Formado em Engenharia Mecânica e Direito, com especialização em administração geral e MBA em Direito Tributário. Auditor-fiscal do Município de São Paulo e membro efetivo da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional.

Informações adicionais estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Receita Federal (Informe-se - 20/10/2015)

Ações do documento