Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Áreas de interesse Eventos ENAT Apresentação X ENAT Enat 2015 traz atividades culturais para o público do evento
Contador acessos

Enat 2015 traz atividades culturais para o público do evento

X Enat - eventos culturaisA organização do Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat) 2015 selecionou algumas atrações culturais para que o público do encontro possa apreciar a arte na cidade de São Paulo.

Por Dentro da Bagagem

Logo no primeiro dia do evento, 20 de outubro, às 17h45, será apresentada a peça “Por Dentro da Bagagem”. A peça é uma produção da Receita Federal no estado de São Paulo e busca informar o público sobre as regras de bagagem e o papel da aduana brasileira na proteção da sociedade. Não espere termos técnicos ou explicações monótonas e complicadas. De forma lúdica e divertida, cheio de tiradas de humor, o espetáculo passa informações da legislação aduaneira aos cidadãos que viajam para o exterior.

Na trama, uma senhora portuguesa é barrada ao entrar no Brasil por ter esquecido o passaporte. Diversos funcionários que trabalham no aeroporto se mobilizam para tentar solucionar a situação. Esquetes cômicos, como o da viajante embriagada ou o da turista nipônica que não entende português, intercalam-se com a história principal.

A produção está inserida no esforço da Receita Federal de se aproximar do cidadão e de promover a educação fiscal e a orientação tributária e aduaneira. O texto foi elaborado a partir de histórias reais vividas na ala de desembarque internacional de passageiros da Alfândega do Aeroporto de Guarulhos e de outras situações fictícias. Os atores são todos servidores da Receita Federal.

Celso Viáfora, músico, poeta e auditor-fiscal da Receita Federal, assina o roteiro e a trilha da peça. Artista consagrado no Brasil e no mundo, Viáfora foi ganhador do prêmio Grammy na categoria compositor, em 2006, e já trabalhou com grandes nomes como Ivan Lins e Rafael Altério.

Ficha técnica: Gênero: Comédia Musical | Duração: 55 minutos | Texto, músicas e direção musical: Celso Viáfora | Direção geral: Adilson Azevedo | Elenco: Antônio Carlos Joaquim, Dennis Shimizu, Gabriela Vasconcelos, Kátia Nobre e Tibério Barreira.

Banda Ordenadores do Rock

Após a visitação aos estandes da Feira de Oportunidades e do coquetel, no primeiro dia do X Enat, os administradores tributários presentes no evento poderão apreciar, a partir das 19h, uma apresentação da banda Ordenadores do Rock.

A banda é formada pelos auditores-fiscais Mauro Panella e Marco Antônio Adade, que trabalham no Gabinete da Superintendência da 8ª Região Fiscal, pelo também auditor-fiscal Fábio Maccacchero, da Divisão de Acompanhamento dos Maiores Contribuintes (Dimac), e pelo analista-tributário Gilberto Ferreira Santos, da Delegacia de Administração Tributária (Derat), além de músicos convidados.

A Ordenadores do Rock surgiu em 2012, quando Adade incentivou Panella a voltar a tocar. Não demorou muito para eles encontrarem mais dois colegas de trabalho para se juntarem ao grupo. Todos os integrantes da banda já tinham um passado musical e haviam participado de outras bandas na juventude. A primeira apresentação ocorreu na confraternização de Natal de 2012 da Superintendência da Receita Federal da 8ª Região Fiscal.

O repertório inclui três músicas de autoria de Mauro Panella e blues e rock dos anos 1960 e 1980. Uma curiosidade é que, quando a banda realiza apresentações fora da Receita Federal, utiliza o nome “Ball & Edges”.

Concerto na Sala São Paulo

Para o fim do terceiro dia do encontro, a organização do evento propõe que os participantes do X Enat compareçam à Sala São Paulo para acompanhar a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de André de Ridder e com Baiba Skride no violino.

O repertório da noite traz Spirit Garden (Tora Takemitsu), Concerto Para Violino em Mi Menor, Op. 64 (Felix Mendelssohn-Bartholdy) e Sinfonia nº 1 em Fá Menor, Op. 10.

A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo disponibilizou 190 ingressos de cortesia para o espetáculo. Cada Secretaria Estadual de Fazenda e Secretaria Municipal de Finanças de capital deverá indicar, no momento da inscrição dos seus representantes, os destinatários dos dois ingressos aos quais faz jus. Ingressos adicionais estão à venda no site da Sala São Paulo, com valores de R$ 45 a R$ 178. A Sala São Paulo está localizada na Praça Júlio Prestes, 16, e tem capacidade para 1484 pessoas. Um forro móvel ajusta a acústica do ambiente. A flexibilidade do forro garante uma gama ampla do repertório sinfônico, permitindo que a sala seja adequada ao som de cada apresentação.

Ações do documento